Aqui no Brasil as reuniões das irmandades de 12 Passos tem uma estrutura de depoimentos, com o qual você pode se identificar ou não. As chamadas "californianas" tem uma estrutura diferente, havendo a posssibilidade de retorno,onde um membro comenta a partilha do outro. As reuniões californianas são pouco frequentes no Brasil, mas poderiam representar uma importante ferramenta à recuperação que, porém, exigem equilíbrio e sensatez de seus participantes, na medida em que a recuperação do outro sempre deve ser respeitada, em primeiro lugar.
Daremos um exemplo de "retorno".
Gostei do Livrão...Gosto que cuides de mim....tô meio fudido...tenho que parar...perdi o controle...O que faço? L.
Oi, companheiro!
Acho que tens de aproveitar esta provável mudança de ....... para ...... e dar a volta por cima. A primeira coisa é saber que o álcool é mais forte que a gente e que a única saída é parar. O AA ajuda, e como vc vai estar perto de ......, talvez tu possas começar por lá. Acho tb que tu precisa de uma avaliação de um psiquiatra, especialista em dependência química, para ver qual é a perspectiva de tratamento - sei que agora uma internação seria bem complicada, principalmente pela mudança no trabalho, mas também poderia ser a melhor saída. Mas o essencial, o mais importante de tudo, é NÃO TOMAR O PRIMEIRO TRAGO (ou GOLE,como dizem aqui), SÓ POR HOJE. E ir trabalhando em pequenos pedaços de 24hs. Os dias vão passando e as coisas vão melhorando. Acho que se continuar bebendo, não existe ...... ou .... que possam resolver a questão.
O problema não está no lugar , está na gente
É a "fuga geográfica". O problema não está no lugar , está na gente - é uma doença, que se chama alcoolismo, adicção, dependência química, seja o que for, e o único tratamento é a total abstinência de qualquer substância que altere o humor. E não dá para sair sozinho, precisamos de ajuda das pessoas. O AA/NA podem ajudar muito, os psiquiatras podem ajudar muito, mas tem que entender do riscado, porque se não a gente enrola eles e dá um tiro no pé - sempre é a gente que se fode. Caso vc se disponha, como já te falei, pago para vc uma consulta com o Dr......, em ...... (PS: existe uma relação familiar aqui). Mas talvez possa ser alguém em ......., mesmo que seja o ......., pois é mais perto. Mas o essencial é entender que não dá para parar de beber bebendo. E tem de se render - "perdi a briga com o álcool e as drogas, são mais fortes do que eu". E, ou decido continuar (e morro da doença, ou vou preso, ou enlouqueço) - e sei que tomo esta decisão sem saber direito que decisão estou tomando (a doença te impede de ver claramente a realidade), ou decido parar. E tenho certeza absoluta que vais encontrar um monte de mãos estendidas em tua direção, daquelas pessoas que realmente gostam de ti, para te ajudar.
Estes livros que te mandei ajudam - leia eles TODOS OS DIAS. Procure se alimentar melhor, fazer uma caminhada todos os dias, ficar próximo da pessoas - vc nem imagina o quanto tua família te ama e quer te ver bem. Pode me escrever, ligar , a hora que quiseres.
Tudo de bom. Não esqueça - é só por hoje. Amanhã não sei, mas hoje não vou beber nem usar. Abs, companheiro Z.
.
Comments