top of page
Foto do escritorJosé Lurker

Demência alcoólica

Atualizado: 20 de mai.

"O álcool não faz as pessoas fazerem melhor as coisas; ele faz com que elas fiquem menos envergonhadas de fazê-las mal."


William Osler*


Wernicke-Korsakov. Você já ouviu falar disso? Bem, as pessoas tem uma certa dificuldade em diferenciar demência de doença de Alzheimer. Minha mãe não tem Alzheimer, ela tem demência.... Ou o contrário. Na verdade as síndromes demenciais são um grupo de doenças manifestas por dificuldades cognitivas, entre elas a memória, que afetam a capacidade da pessoa de lidar com as demandas do cotidiano. A demência pode ter várias causas, sendo a mais comum a doença de Alzheimer.

O consumo de bebidas alcoólicas 🍸costuma ser algo agradável, associado à momentos festivos, sendo um grande lubrificante social, facilitando aproximação das pessoas. Quando o uso da bebida é um pouco exagerado, a pessoa pode ficar um pouco (ou muito) fora do controle e fazer coisas engraçadas 😄. Engraçadas?

O alcoolismo não é engraçado

O alcoolismo pode ter inúmeras características, mas definitivamente não é engraçado. Trata-se de uma doença grave, que afeta o indivíduo fisica, psíquica, social e espiritualmente. Embora não tenha cura, pode ser tratada.

O álcool, do ponto de vista nutricional, produz muita energia. Por isso é que alguns alcoólatras comem muito pouco, parecendo viver na base da bebida - neste caso, em geral, destiladas. Porém em decorrência de uma alimentação muito pobre, acabam ficando desnutridos, com deficiência de vitaminas, entre elas as vitaminas do complexo B.

Esta síndrome tem tratamento?

A Tiamina é a vitamina B1. A deficiência dela pode levar a um quadro abrupto de confusão mental, dificuldade de marcha e alterações da visão. Trata-se de uma emergência neurológica, cujo tratamento deve ser instituído prontamente. Esta é a encefalopatia de Wernicke, cujo diagnóstico é clinico, mas pode ser corroborado pela ressonância magnética. O tratamento é com a administração parenteral de Tiamina e suporte clínico, em ambiente hospitalar. É possível que o quadro seja revertido, uma vez instituído o tratamento em tempo hábil. Caso isso não aconteça, o paciente pode evoluir para a psicose de Korsakoff, com grave e incapacitante comprometimento da memória.

Isso é um tipo de demência?

A síndrome de Wernicke-Korsakoff é assim chamada pois aparentemente é um continuum de um quadro agudo - a encefalopatia de Wernicke, que evolui para a cronicicidade - a psicose de Korsakov. Uma característica peculiar desta última é a confabulação: a pessoa tem "buracos" na memória que acabam sendo preenchidos por um discurso imaginário. A síndrome foi descrita por dois médicos, o neuropsiquiatra alemão Carl Wernick e o psiquiatra russo Serguei Korsakov, no século XIX. É um tipo de demência, associada ao alcoolismo.


*William Osler é um famoso médico americano.




7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page