top of page
Foto do escritorJosé Lurker

Elon Musk e as Drogas

As redes sociais, em particular o X, no Brasil, encontra-se em um momento de ebulição. Em nome de uma alegada "liberdade de expressão", o dono da rede, Elon Musk, ataca o Supremo Tribunal Federal no Brasil, questionando propostas regulatórias no que tange à divulgação de informações falsas - "Fake News" - discursos de ódio, mentiras deslavadas e a divulgação de materiais que podem ser perniciosos (ou mesmo perigosos) para a sociedade, entendida como uma coletividade com direitos, deveres, responsabilidades e cuidado com o próximo. Todo o material apelativo, sedutor, abordando assuntos que estão na crista da onda devem ser vistos com cautela. As redes sociais e a Internet são uma selva, por onde  atualmente circula o dinheiro da propaganda. Esta briga do Elon M. com o STF, que ele está tentando personalizá-la no Ministro Alexandre de Moraes, não está acontecendo por acaso. O M. está pouco ligando para o tipo de informação que é veiculada - talvez até quanto mais lixo melhor. Ele tem se pronunciado sobre questões polêmicas como saudar declarações nazistas e divulgar outras pautas caras à extrema direita internacional.

A droga do Elon M.

Mas a imprensa internacional tem sugerido que o bilionário tem problemas com drogas... e não estou apontando isso a partir de uma perspectiva moral. Porém, é provável que seu o raciocínio possa ser influenciado pelas substâncias psicoativas que supostamente consome ( uso médico de Quetamina por depressão e várias outras substâncias, inclusive psicodélicos, como magic mushrooms e maconha , até mesmo cocaína,....). M. faz o que bem entende. E quer que o mundo inteiro faça assim. Sem limites, sem freios, em nome de uma suposta liberdade de expressão. O problema não está em ele ser (presumidamente) um drogado. O problema está em ele ser o cara mais rico do mundo e estar sob influência de substâncias psicoativas. Adictos não devem ser julgados e sim tratados. Mas se o cara está na negação e não tem nenhuma humildade para admitir o seu problema (e isso passa longe do Elon M.) - e, e sendo o cara mais poderoso do mundo 🌎, pelo dinheiro que tem.... estamos frente à um grande problema.

Estigma

Quando vejo em redes sociais ataques à Elon M. como "este drogado", vejo somente estigma e preconceito. O que não ajuda em nada. A adicção é uma doença física, mental, social e espiritual, e como tal deve ser vista. A prevenção do abuso de drogas deve iniciar na adolescência (na infância ainda melhor!) e a detecção precoce e a oferta de tratamento para dependentes são parte essencial de sua abordagem na contemporaneidade. Elon M. é dono do X , uma rede social com uma influência incomensurável no mundo. E se você influencia diretamente pessoas, políticos e nações, existe a necessidade de um compromisso com a verdade. Honestidade é um princípio espiritual fundamental na Recuperação - sem honestidade não existe o Primeiro Passo. Portanto, não creio que acusar Elon Musk de ser um drogado contribua muito. Apontar que seu comportamento errático e prepotente pode estar também relacionado ao consumo de substâncias é outra questão. Musk poderia se beneficiar de um tratamento adequado. Mas parece que convencê-lo disso é uma tarefa árdua. Tanto dinheiro nas mãos de uma única pessoa, em um mundo tão desigual, não pode dar em boa coisa. A Terceira Tradição de NA afirma que "...o único requisito para se ser membro é o desejo de parar de usar." Elon M. pode vir. Ele será bem recebido em Narcóticos Anônimos. O segredo? Está na próxima.



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page