O mundo vive um momento de medicalização do sofrimento mental. Talvez possamos ir até mais longe: todo o psiquismo está medicalizado. É cada vez mais frequente ouvirmos que a pessoa tem TOC, autismo, TDAH, depressão, bipolaridade, ansiedade, personalidade borderline, e por aí vai. Os psicodiagnósticos, na imensa maioria das vezes, se acompanham de um ou mais medicamentos. Infelizmente, somente uma minoria das pessoas terá acesso à suporte psicoterápico, e os problemas mentais acabam sendo alvo de remédios, quase exclusivamente, enquanto abordagem terapêutica. E isso não é nada bom. De certa maneira, é jogar a sujeira para baixo do tapete. Porque as doenças mentais - como qualquer outra, precisam de um olhar holístico para o sujeito, em todas suas dimensões física, psíquica, social e espiritual.
Antidepressivos são ótimos medicamentos, mas...
Bem, eu não escapei a esta sina. Tenho alguns diagnósticos psiquiátricos: dependência química, transtorno bipolar - que pode ter sido desencadeado pelo uso de estimulantes (no caso a cocaína) - e atualmente tomo vários medicamentos psicoativos - entre eles antidepressivos. Recentemente, por esquecer de comprar um deles, a Sertralina (que é um ISRS - Inibidor Seletivo da Recaptação da Serotonina) - medicamento que uso há bastante, tempo em dose plena, acabei por ficar 3 dias sem o remédio.
Síndrome da descontinuação
Por questões profissionais, conversei com uma pessoa que estava em situação idêntica. Estava ansiosa, tinha tremores, sudorese, palpitações e dificuldades para dormir. Eu, por outro lado, estava longe de casa naquela noite, portanto sem os outros remédios que tomo habitualmente. Tomei somente um benzodiazepínico. Fui dormir 😴 tarde, um pouco mais que o habitual. Tenho sérias dificuldades para adormecer.
Antidepressivos não causam dependência, mas...
Os antidepressivos não são drogas aditivas. Não causam dependência, na medida em que não cursam com tolerância ou necessidade de aumento progressivo das doses. Seu uso não interfere na capacidade de manejar as tarefas cotidianas (a depressão sim). Questiona-se se causam crise de abstinência, mas é relatada a síndrome de descontinuação, quando o medicamento é suspenso abruptamente. Os sintomas apresentados pela pessoa que nos referimos acima podem ser atribuídos à descontinuação do remédio - sintomas que se resolvem rapidamente com a reintrodução do mesmo.
Um pesadelo acordado
Creio que tive uma síndrome de descontinuação. Sonhos vívidos é reportado como um dos componentes do problema. Eu não conseguia conciliar o sono. Creio que tive um sono extremamente fragmentário. Tinha a impressão de que estava acordado, mas ao mesmo tempo parecia estar dormindo. Comecei a ter alucinações (ou era um pesadelo?) auditivas, táteis e visuais. Ouvia pessoas me chamando, pessoas falando do lado de fora da porta, negativamente, a meu respeito. Acordava suando, depois sentia frio - eu estava realmente assustado 😨. De repente eu levantei - será que levantei? - e fui até a mesa da sala. Tinha várias coisas ali, inclusive um pacote com feijão ou grão de bico. Percebi que o pacote 📦 se movimentava estranhamente. Coloquei a mão sobre ele e senti a movimentação. Quando vejo sai um enorme lagarto de dentro. Fiquei aterrorizado. Eu tentava expulsar o lagarto de dentro do quarto e ele sempre reaparecia. Cada vez maior. De repente sinto algo entre os pés. Era o lagarto. Acordei apavorado e suado. Já era de manhã. Tudo aquilo era fruto da minha imaginação. Realmente nada havia acontecido, somente dentro da minha cabeça. Saí, fui até a farmácia e comprei o medicamento. Estava bem ansioso. Dentro de pouco tempo eu estava melhor. Os sonhos não voltaram.
Remédio não é brinquedo
Medicamentos são algo muito sério. Devem ser usado da maneira correta, conforme a prescrição e orientação do seu médico. Os remédios não devem ser suspensos ou usados de maneira errática, tampouco terem suas doses aumentadas ou diminuídas por conta própria. Sim, sabemos que no mundo 🌎 real é frequente que não tenhamos um médico de confiança e e que contemos com sua disponibilidade e conhecimento técnico. Mesmo assim, procure seguir as recomendações médicas e não faça isso em casa 🏠 sozinho.
"Agora, o remédio é partir discretamente, sem palavras, sem lágrimas, sem gestos.
De que servem lamentos e protestos, contra o destino?"
Miguel Torga
Comments