Em frequentando irmandades baseadas no método dos Doze Passos, desde a primeira reunião ouvimos falar de que não se trata de um programa religioso, mas sim espiritual. Minha visão pessoal é que não existe diferença hierárquica entre espiritualidade e religiosidade. As religiões são uma forma de manifestação da espiritualidade, geralmente embasada em dogmas, rituais e hierarquia. O que significa a espiritualidade em AA, NA, CA e outros grupos de mútua ajuda? Essencialmente a fé em um Poder Superior, claramente expressa ao longo dos Passos sugeridos pelo AA. Falaremos primordialmente em nome de Alcoólicos Anônimos pois a criação dos Doze Passos deve-se ao esforço de Bill W. e do Dr. Bob, sendo que as demais irmandades que os utilizam como forma de atingir a sobriedade, o fazem por uma "cessão"de direitos. A crença em um Poder Superior não obriga a ninguém a acreditar em Deus, mas sim em um Poder Maior que o adicto e a substância da qual é dependente. Este Poder Superior pode ser o grupo de mútua ajuda, a família, a natureza ou mesmo Deus. O Deus da minha concepção ou compreensão. O que importa é que a pessoa acredite que existe um poder maior, amoroso e cuidadoso, que irá ajudá-la a atingir a sobriedade.
Outro aspecto muito importante da espiritualidade em AA são os Princípios Espirituais . É possível que estas palavras façam parte do vocabulário das pessoas em geral. Mas em AA (ou NA ou CA...) estes princípios passam a ser estudados, compreendidos, principalmente vividos. É interessante que cada Passo tem os princípios espirituais que o guiam, como por exemplo, no 1º Passo, "Admitimos que éramos impotentes perante a nossa adicção,que nossas vidas tinham se tornado incontroláveis", a mente aberta, a honestidade, a boa vontade e a humildade são essenciais para que compreendamos sua dimensão. Da mesma maneira que no 2º Passo, "Viemos a acreditar que um Poder maior do que nós poderia devolver-nos à sanidade", a confiança é um princípio fundamental.
Os princípios espirituais - como a aceitação, a perseverança, a auto-aceitação - para serem vividos em sua plenitude, devem fazer parte de nosso cotidiano e permear nossas relações com os outros, sejam os companheiros da irmandade ou as pessoas de nossas relações, na família, no trabalho na sociedade. A gratidão é um princípio que todo membro de AA (ou NA ou CA...) conhece profundamente, pois é este sentimento que vai se enraizando a cada dia, profundamente, no processo individual de Recuperação.
Kommentare