Certamente você já ouviu esta frase, não? Pois é, nos anos 1970e 1980 esta frase era muito glamurizada. Significava uma vida de liberdade, festas, viagens, alegria e.... promiscuidade. Mas você sabia que Sex and Drugs and Rock & Roll é uma música de Ian Dury, músico inglês que transitava do punk ao new wave, que foi lançada em agosto de 1977?
Sexo, drogas e rock and roll
É tudo o que meu corpo e meu cérebro precisam
Sexo, drogas e rock and roll
São bons demais
Mas, muito depois da festa acabar, os últimos convidados irem embora - fora os que ficaram caídos em algum canto da sala, um gosto amargo ficou na boca. O Rock&Roll Lifestyle e as drogas sempre andaram de braços dados. E a conta veio. Milionária. Se tentarmos fazer uma lista dos músicos que sofreram com o álcool e as drogas, ela será muito extensa e certamente vão faltar vários. Tem aquela turma do Clube dos 27 - músicos que morreram com 27 anos, em consequência direta ou indireta do uso e abuso de álcool e drogas: Robert Johnson , Brian Jones, Janis Joplin, Jimi Hendrix, Jim Morrison, Kurt Cobain e Amy Winehouse. Houve dezenas de outros músicos que tiveram conhecidos problemas com álcool e drogas: David Bowie, Fred Mercury, Graham Nash, Neil Young, Ringo Star, John Lennon, Nick Cave, Sid Vicious, Eminem, Keith Richards, Ozzy Osborne, Elton John, Demi Lovatto, Charlie"Bird"Parker , Ray Charles, Fergie, Chet Baker, Adele, Anthony Kiedis, Milley Cyrus, Ron Wood, Pete Townsend, Bob Marley, Pete Tosh, Eric Clapton. Renato Russo, Vinícius de Morais, Paulo Ricardo (RPM), Nando Reis, Dinho Ouro Preto, Chorão, Tim Maia, Sérgio Sampaio, Nélson Gonçalves. E a lista pode seguir ao infinito. Bem, nem tanto.
Mantenha seu jeito estúpido ou jogue-o pela janela
A sabedoria dos seus caminhos, eu já estive lá e sei de
Vários outros caminhos, este show é bonitinho mas é ruim
Se tudo o que você faz são negócios que não gosta
Felizmente uma parte destes músicos conseguiu se recuperar e deixaram o uso de drogas. Uns com maiores dificuldades, precisando de várias internações até conseguirem superar sua dependência, e outros sob cuidados psiquiátricos, às vezes domiciliares, às vezes auxiliados por acompanhantes terapêuticos. Eric Clapton abriu seu anonimato e é membro de AA, conforme afirma sua autobiografia. Renato Russo tentou os Doze Passos, durante uma internação na Vila Serena, no Rio de Janeiro - ele escreveu suas memórias no livro Só por Hoje e para Sempre, já resenhado aqui no site.
Aqui vai um pequeno conselho, você é bem-vinda, é de graça
Não faça nada que saia barato, você sabe o que isso fará com você
Eles tentarão seu dispositivo traiçoeiro, prendendo você com o corriqueiro
O que posso dizer é que estas pessoas fizeram parte de minha vida, foram meus ícones, meus ídolos. "Meus heróis morreram de overdose, e meus inimigos, estão no Poder. Ideologia, eu quero uma prá viver." Posso culpar alguém pela minha adicção? Pela minha dependência? Pelos infernos por onde andei,pelo dor, o sofrimento, a culpa, a vergonha, as perdas? Eu ouvi e ouvi e ouvi estas pessoas , suas músicas, suas entrevistas, seus clipes. Eles fizeram parte do caldeirão cultural onde se criaram coisas muito bonitas. Mas ali também foi chocado O ovo da serpente : a minha adicção. É óbvio que ninguém tem culpa. A adicção é uma doença, em que existe uma vulnerabilidade genética, mas que só se manifesta se houver um consumo frequente, prolongado e de doses significativas de álcool e drogas. E raramente alguém é obrigado a se drogar. E se ouvir Rock&Roll transformasse alguém em um adicto, seria impossível andar pelas ruas. Então, ouça o que te faz bem. Ame alguém e transe. Mas as drogas, a gente já viu que não dá certo, né?
A música , cujos fragmentos foram traduzidos nos destaques é
"Sex, Drugs and Rock & Roll" de Ian Dury
Sex and drugs and rock and roll
Is all my brain and body need
Sex and drugs and rock and roll
Are very good indeed
Keep your silly ways or throw them out the window
The wisdom of your ways, I've been there and I know
Lots of other ways, what a jolly bad show
If all you ever do is business you don't like
Sex and drugs and rock and roll
Sex and drugs and rock and roll
Sex and drugs and rock and roll
Is very good indeed
Every bit of clothing ought to make you pretty
You can cut the clothing, grey is such a pity
I should wear the clothing of Mr. Walter Mitty
See my tailor, he's called Simon, I know it's going to fit
Here's a little piece of advice, you're quite welcome, it is free
Don't do nothing that is cut price, you know what that'll make you be
They will try their tricky device, trap you with the ordinary
Sex and drugs and rock and roll
Sex and drugs and rock and roll
Sex and drugs and rock and roll
Sex and drugs and rock and roll
Sex and drugs and rock and roll
Sex and drugs and rock and roll
Sex and drugs and rock and roll
Sex and drugs and rock and roll
Comments