top of page

Um artigo sobre os primórdios dos Narcóticos Anônimos

Atualizado: 11 de nov. de 2023

Em 1941...

o jornalista Jack Alexander publicou uma matéria no jornal Saturday Evening Post sobre os Alcoólicos Anônimos que teve grande impacto na irmandade dos AA. Depois da publicação do artigo, em um veículo de expressão nacional, os Alcoólicos Anônimos passaram de uma condição de um pequeno grupo de pessoas que se reuniam regularmente em Akron, Ohio - a cidade onde nasceu o AA - Nova York e Cleveland, para uma organização conhecida nacionalmente. Pessoas de todo o país passaram a entrar em contato para conhecer os métodos dos AA e o programa de 12 Passos. Os grupos se multiplicaram em praticamente todo o território americano.



Menos conhecido...

é um artigo que foi publicado na mesma revista, sobre os primórdios dos Narcóticos Anônimos. Pessoas dependentes de outras substâncias que não o álcool procuravam o AA, mas muitas vezes não eram bem recebidos, pelo fato de usarem drogas ilícitas e, portanto, estarem mais próximos da contravenção e da criminalidade. As substâncias habitualmente usadas pelos adictos eram morfina, heroína, barbitúricos e anfetamina. No meio musical vários artistas famosos como Johnny Cash, Ray Charles e Charlie "Bird" Parker lutaram contra a adicção (embora não se saiba se frequentaram grupos de mútua ajuda para recuperar-se). Personalidades conhecidas são somente a ponta do iceberg. O uso de drogas era bem mais disseminado na época do que julgamos. E boa parte destas pessoas não tinha onde se tratar e frequentemente acabavam sendo presas por porte ou tráfico de drogas. Mas no final da década de 1940, um caminho para a resolução de seus problemas talvez começasse dentro da prisão - os primeiros grupos surgiram no âmbito do sistema prisional.

Os primeiros grupos de NA...

surgiram pelo fato de alguns especialistas em narcóticos acreditarem que o programa dos 12 Passos de AA poderia ajudar dependentes de outras substâncias. Estas pessoas já assistiam à reuniões dos AA, tendo ou não dificuldades com o álcool. Diante da recepção nem sempre calorosa dos alcoólicos e com a própria anuência e estímulo de Bill W. , os Narcóticos Anônimos começam a ter alguma visibilidade pública - e muitas controvérsias. Quem conhece a história de NA vai estranhar o que o artigo conta. Mas é importante lembrar que ele foi escrito em Indianópolis - Indiana, em uma época que a comunicação era muito mais difícil. Provavelmente o autor não tinha conhecimento do que Jimmy K. vinha fazendo na Califórnia. A história do AA e do NA, além dos 12 Passos e das 12 Tradições, tem algo em comum. Ambas são fascinantes.



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page