top of page
Foto do escritorJosé Lurker

Um depoimento corajoso

Atualizado: 20 de mai.

Para você saber e conhecer um pouco melhor o que os adictos gostariam que as pessoas normais e aqueles que os amam saibam...


1. Não somos estúpidos, estamos bem cientes dos problemas que causamos e que sofremos. Sabemos que aquilo que estamos fazendo está nos matando. Sabemos que estamos prejudicando as pessoas. Temos consciência de como a sociedade nos vê. Nós sabemos.


2. A DEPENDÊNCIA NÃO É AGRADÁVEL. Não estamos “festejando” ou nos divertindo. A festa acabou há muito tempo. Estamos infelizes. Muitas dessas drogas nunca foram drogas para festas, para começar. Pode parecer divertido e emocionante nos primeiros tempos, mas logo ficar chapado se tornou um trabalho árduo.


3. Não continuamos usando só porque queremos ficar drogados o tempo todo. Costumávamos não ficar arrebentados e queríamos apenas funcionar normalmente em nosso cotidiano ou naquilo que "acreditávamos" ser normal. Depois de algum tempo “Como vou me chapar hoje?” — tornou-se uma rotina, uma necessidade e um hábito.


4. Sentimos muita culpa, vergonha e baixa auto-estima. Não precisamos ser chamados de “drogados de merda” e “escória da sociedade” porque já nos sentimos assim todos os dias!!!A doença nos diz para não nos importarmos quando mentimos e roubamos amigos e familiares. A doença nos torna egoístas. Mas somos humanos e nos sentimos péssimos com isso. Não somos psicopatas e sentimos um enorme remorso. Quanto mais atos egoístas nos envolvemos, pior nos sentimos sobre nós mesmos. Mas continuamos compulsivamente caminhando no caos.


5. Não tem absolutamente nada a ver com você ou qualquer outra pessoa. Você não causou o problema, não pode controlá-lo e nem pode curá-lo. Não é culpa de ninguém e você não falhou como filho, irmã, irmão, mãe, pai, tia, tio, avó, avô, companheira, companheiro ou o melhor ou a melhor amiga. Quando mentimos ou roubamos ou escolhemos drogas em vez de você, não é nada pessoal. Isso não significa que não amamos você. Quando a doença toma conta, ela não quer te machucar. A dependência simplesmente atribui a todos o mesmo valor para que sejam neutros ou irrelevantes. Alguém em adicção ativa está preso em um processo interno de pensamento que bloqueia completamente a existência de outras pessoas.


6. A droga é mais forte que o amor e valores como família e amizade. E é por isso que escolhemos a droga em vez de você. Essa é a triste verdade. É por isso que encontramos um "Poder Superior" na recuperação, porque nenhum poder ou emoção humana pode lutar sozinho contra a droga.


7. Embora a dependência nos faça escolher a droga, NUNCA quisemos escolher a adicção em vez de VOCÊ. A dependência é miserável e não a queremos. Sim, talvez seja uma escolha no começo, mas depois, sorrateiramente toma conta de nossa mente, de nosso corpo e nossa alma.


Donna❤


PS: este texto foi escrito por uma pessoa chamada Donna e publicado na página do Facebook Addiction Recovery em língua inglesa. A tradução é livre para o português.


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page