Vivendo Sóbrio
- José Lurker
- 3 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
"Eu não sou pobre, eu sou sóbrio, de bagagem leve. Vivo apenas com o suficiente para que as coisas não roubem minha liberdade."
José Mujica
As irmandades de Doze Passos, chamadas de grupos de auto-ajuda, seriam melhor descritas pela expressão mútua-ajuda. Está no cerne destas organizações a ideia de que, para uma recuperação sustentada, que transcenda a mera abstinência (que já é algo extremamente importante!), a perspectiva a ser construída é uma nova maneira de viver. Uma forma de vida que não seja determinada pelo consumo frequente e abusivo de substâncias psicoativas - que, uma vez estabelecida a dependência, determinam essencialmente destruição na vida do adicto, da famíllia e da sociedade. Esta nova maneira de viver, na grande maioria das vezes, é construída coletivamente - não existe maior arma contra a adicção do que a força de um adicto ajudando o outro. Portanto, quando falamos de um programa de mútua-ajuda, falamos de um projeto coletivo: o grupo e as reuniões tem um papel fundamental na construção da Recuperação.
A literatura de AA
A literatura das irmandade de Doze Passos é muito extensa. Se somarmos as diversas fontes em AA , NA, CA, Marijuana Anonymous e tantas outras, teremos uma riquíssima fonte de recursos para ajudar a sedimentar um caminho seguro para a Recuperação.
Vivendo Sóbrio é um destes livros, parte da literatura de Alcoólicos Anônimos. É um livro que pode ter um papel muito importante no início da Recuperação, pois oferece dicas para como lidar com um sem número de situações enfrentadas pelo alcoólico/adicto em seus primeiros tempos de sobriedade. Mas engana-se quem imaginar que ele pode trazer informações preciosíssimas somente para quem está dando os primeiros passos. Qualquer adicto em recuperação pode obter enormes benefícios com a leitura da obra.
Um pouco de história
O livro foi escrito por um membro de AA, Barry Leach, e publicado em 1975. Foi alvo de uma revisão em 2012, quando foram feitas pequenas modificações. É composto por 31 capítulos, que abordam temas tão diversos como ir ou não ir a uma festa, o que dizer para as pessoas quando questionados porque não se está bebendo, de como os exercícios, o desenvolvimento de novos hobbies e hábitos podem contribuir para preencher criativamente o tempo - e melhorar a qualidade de vida e a Recuperação e explanando um pouco do método proposto pelo programa dos Doze Passos de AA.
Trata-se de uma leitura leve e tranquila, não necessariamente linear, que pode ser lida na medida em que a pessoa enfrenta situações ao longo de sua caminhada em Sobriedade.
O termo de responsabilidade de AA nos afirma que:
"Eu sou responsável.
Quando qualquer um
Seja onde for
Estender a mão pedindo ajuda
Quero que a mão de AA esteja sempre ali.
E por isso, eu sou responsável"
Vivendo sóbrio é um livro que, de certa forma, permite que o alcoólico estenda a mão para a pessoa que ainda sofre, ajudando-a a preencher sua vida de significado e de pequenas atitudes, que podem fazer toda a diferença, um dia de cada vez. Você pode encontrar o livro nas reuniões de AA, em sebos, em livrarias virtuais, que contam com e-books e mesmo livros audíveis (em inglês).

Comments